Descubra como combinar SEO, Redes Sociais e E-mail Marketing numa estratégia de conteúdo

É fato que as técnicas de marketing convencionais além de ter um custo alto para se alcançar um lead, além de obsoletas, são por vezes invasivas.  Estas são chamada de Outbound Marketing, onde você interrompe seu público alvo para passar a mensagem publicitária, exemplo de comerciais de TV, rádio, aquele popup chato que abre na tela do navegador travando o seu dispositivo, seja ele um smartphone, um tablet ou um PC. O pior de tudo é que nesse caso não há garantias de resultado, e sua mensuração é longa e demorada.

Diferente do Outbound Marketing, o Inbound Marketing vem de encontro com essa proposta de invadir o espaço do seu prospect. Nessa nova e diferente técnica, basicamente trabalha-se a criação de conteúdos especiais voltados especificamente para o seu público-alvo.  Aqui as estratégias visam criar relacionamento com os mesmos conquistando dessa forma a permissão de compartilhar suas mensagens de uma forma direta. Simplificando, aqui você conquista seus leads com conteúdos atraentes que despertem neles o interesse em sua marca e no que ela oferece. Dessa maneira cria-se um relacionamento próximo e duradouro. Profissionais do marketing digital costumam dizer que fazer Inboumd Marketing é falar o assunto certo, com a pessoa certa e na hora certa.

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Diferenças: Inbound Marketing x Outbound Marketing

Há muitas formas de se demonstrar as diferenças entre as duas estratégias. O Inbound Marketing é mais permissivo e sua comunicação é de mais diálogo e interação, além de seu conteúdo ser mais envolvente e engajar mais as pessoas.

Já o Outbound Marketing é mais invasivo, de Comunicação unilateral e a mensagem nem sempre é bem-vinda por interromper o momento de entretenimento do público alvo.

Mas uma grande diferença entre as estratégias de Inbound Outbound Marketing é a mensuração de resultados. No Inbound é possível acompanhar as conversões praticamente em tempo real o que significa que se algo de errado ocorreu, há mais agilidade para efetuar mudanças e consequentemente alcançar o objetivo.

Já no Outbound, todos sabemos que é bem mais complicado analisar o que deu certo e o que deu errado na forma de comunicação. Basta pensar a campanha ir ao ar, seja em qualquer veículo, é sinônimo de custos, e custos altos diga-se de passagem. Dizer que é um tiro no escuro pode parecer pesado, mas não é, já que muitos fatores podem influenciar na comunicação e para se mudar a estratégia demanda mais tempo e mais custos.

Um dado importante: o Inbound Marketing custa 62% mais barato que Outbound Marketing e a média de ROI (retorno sobre investimento) produzido pelo Inbound Marketing é de 275%.
O conceito de Inbound Marketing vai muito além de angariar esses novos leads, mas também de melhorar a imagem da marca e seus processos comunicativos, de forma com que ela própria atraia seu prospect automaticamente pelo que cria e oferece. Para isso é necessário conhecer seu público e vale lembrar que, definir a persona com quem você quer comunicar, é tão importante como criar os conteúdos a se disseminar.

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Como fazer Inbound Marketing?

Como dissemos no início, não é tão fácil trabalhar com Inbound Marketing, pois trata-se de um processo longo, demorado e demanda muito conhecimento e domínio total do conteúdo a ser trabalhado. Afinal, se algo der errado na comunicação, todo o seu esforço irá por água abaixo e você terá de recomeçar do zero. Basicamente podemos falar que você deve trabalhar com:

– SEO: Faça uma pesquisa apurada e escolha os termos que fatalmente seu público alvo irá pesquisar para achar sua marca. Sendo assim crie conteúdos atraentes e otimize essas páginas para que elas estejam em evidência nos mecanismos de pesquisa (Google, Bing e Yahoo).

– Blog: Seu site ainda não possui um blog que ofereça conteúdo personalizado sobre sua marca? Comece a pensar nisso imediatamente! Essa é uma das melhores formas de se buscar novas visitas e novos clientes. É basicamente trabalhar SEO, você descobre o que essas pessoas pesquisam e querem saber e em cima disso cria conteúdos voltados para esses assuntos. Dê a elas o que elas querem.

– Mídias Sociais: Os brasileiros são as pessoas que mais navegam nas redes sociais no mundo. Aqui além de compartilhas os conteúdos de seu site e blog, você se relaciona com essas pessoas e humaniza sua marca.

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Isso é apenas uma pequena introdução sobre o Inbound Marketing, já que há muitos detalhes que o compõe para que suas ações sejam de sucesso e gerem o resultado esperado. Comece agora mesmo a planejar suas novas ações online.