A busca por novos clientes e por uma agilidade na relação das empresas com seus clientes/público nos fez chegar aos chatbots. Essa nova realidade, que podemos falar mais em um “futuro” à tendências, está cada vez mais latente.
Após o facebook lançar a ferramenta de chatbot em sua plataforma de troca de mensagens (messenger), muitas empresas embarcaram nessa ideia e implementaram esse sistema em suas fanpages. A intenção é a de não ser apenas um SAC, mas sim um atendimento online rápido, direto ao ponto, sem sair do seu local para utilizar um aplicativo.
Imaginem, que para solicitar um serviço X pela internet vc tenha que baixar um app, instalá-lo, fazer um cadastro, familiarizar com sua funcionalidade até chegar ao seu objetivo final. As pessoas procuram agilidade, rapidez e facilidade para realizar suas necessidades/desejos. E nesse caso, além dessa “perda de tempo”, podemos colocar na conta gastos com a sua franquia de 4G, consumo da bateria do seu smartphone e a demora do cadastro.
Chatbots e suas vantagens para todos
Os chatbots se aplicam a tudo o que se pode resolver na base da conversa, diálogos e interação entre empresa/cliente. Todo o contato é feito na plataforma de mensagens em que o usuário já está conectado (Messenger, Skype, telegram e futuramente o whatsapp). Basta apenas abrir seu chamado, conectar-se em uma conversa com a página da empresa na qual deseja seu produto/serviço, e um robô lhe dará toda a atenção necessária com uma linguagem inteligente e adequada ao seu ambiente.
As vantagens dos chatbots são inúmeras. Para os usuários é o atendimento 24 horas, em qualquer dia da semana, sem filas, otimizando o seu tempo. Para as empresas, como e-commerces, a economia de tempo e dinheiro, atendimento pessoal com o cliente sem que tenha que disponibilizar um funcionário para essa tarefa, uma redução drástica no número de ligações de seus call-centers e a diminuição de filas em lojas físicas e pontos de venda.
Nem tudo se resume a chatbots
É para isso que caminhamos, num futuro próximo. A interação entre usuário – robô será atualizada a todo momento. Afinal, não basta pensar em otimização de gastos e crescimento em vendas, mas sim em engajamento e uma solidez para garantir que a relação entre a marca e seu cliente são seja tão artificial.
O seu público não pode sentir que está falando apenas com um “robô”, e sim que há alguém do outro lado pronto para atender todas as suas expectativas. Para isso há de se testar e aperfeiçoar o sistema de perguntas/respostas do chatbot, para que a experiência do usuário seja boa, a ponto de superar um bom SAC.
BWM na primeira conferência de Chatbots do Brasil
A Agência BWM, antenada a todas a novidades do Mundo do Marketing Digital, foi buscar mais esse conhecimento em cursos com uma empresa de expertise no assunto, que está na vanguarda dos chatbots, a TAKE, no mercado desde 1999. Chegamos então à Conferência Chatbots Brasil, a primeira e mais importante conferência realizada em São Paulo e organizada pela maior comunidade de pessoas interessadas em Chatbots do Brasil, com mais de 3.500 pessoas, que vem crescendo com um público a procura de aperfeiçoar e trocar conhecimentos sobre o assunto. O objetivo dessa conferência é fomentar a interação da comunidade com os principais profissionais, empresas em um dia repleto de conteúdo, cases e principalmente oferecer networking e conhecimento sobre chatbots.
Mas claro que sabemos que nem tudo pode ser resumido aos chatbots. Eles são parte da solução para empresas, que devem incessantemente buscar sua perfeição para que os usuários encontrem uma linguagem natural, oferecendo uma boa experiência.
APPs x Chatbots – um breve tira-teima
APP’S – Os bots prometem acabar com a era dos aplicativos. Afinal, é bem difícil baixar e manter em seu smartphone um grande número de apps, cada qual com suas peculiaridades. Imagina que você utiliza um aplicativo para pedir pizza aos fins de semana. Um para o cinema. Um para estacionamento, outro para qualquer atividade…
Chatboots – Com a chegada dos chatbots nós acabamos usando apenas os apps que nos interessam mais, como os do banco, WhatsApp, Messenger do Facebook, Uber, Airbnb, Waze e alguns outros. A praticidade de continuar na plataforma em que você está utilizando para conseguir o que precisa ou deseja é indiscutível.
Se fizermos uma análise, pesquisando o interesse de usuários por chatbots nos últimos cinco anos, veremos uma impressionante crescente na procura por esse serviço.
Chatbot com a Agência BWM
O chatbot é mais um grande meio para que pessoas e/ou empresas se comuniquem cada vez melhor. E a tendência do mundo digital é essa mesmo, de facilitar a vida das empresas e consumidores, fazendo com que cada vez mais o trabalho fique com os robôs, enquanto sobra para as pessoas a tarefa de pensar e planejar.
Muito em breve, a Agência BWM estará oferecendo o serviço de chatbots. Dessa forma poderemos oferecer melhores resultados aos nossos clientes que buscam otimizar ainda mais resultados, sendo cada um de forma personalizada. Quer saber mais? Agende uma reunião com a nossa equipe e fique por dentro dessa tendência que já está se tornando realidade no mercado digital.