Há alguns dias a direção do Google anunciou a descontinuação da plataforma Google+, que a partir de agosto de 2019 passará a ser de uso exclusivo de clientes enterprise – usuários comuns não terão mais acesso – já que muitas empresas fazem uso da rede para organização e comunicação interna das mesmas. Não é novidade para ninguém que o fim Google+ era questão de tempo, já que nunca decolou e desde o seu início não caiu no gosto do público.

O Google+ chegou para fazer frente ao facebook e, além de conectar pessoas e oferecer entretenimento, tinha a missão de angariar informações dos usuários como suas preferências de consumo. Muitos detalhes contribuíram para que o Google+ sucumbisse, dentre eles uma falha de segurança que foi descoberta em uma auditoria interna feita em março desse ano: uma das APIs do Google+, permitia o acesso a dados de terceiros – amigos de seus contatos – sem autorização. Essa é uma falha parecida como a do Facebook que gerou um escândalo levando Mark Zuckerberg a depor no Congresso Americano. A ideia agora é buscar melhorar a proteção dos dados dos usuários para evitar novos episódios como esse. Essa falha de segurança acelerou a decisão de não mais investir na continuidade e manutenção da rede social.

Fim do Google+ e uma reflexão

O fim do Google+ nos traz algumas lições, principalmente para empresas que investem pesado nas mídias sociais mas acabam deixando de lado sua própria plataforma de contato com seu público alvo. Sempre que chega um novo cliente aqui na agência, fomentamos sim a utilização de diversas mídias sociais, visto que essas são ferramentas incríveis para o contato no dia a dia com seu prospect. Mas nunca vamos deixar de cuidar da “nossa casa” para investir somente em terrenos de terceiros. Por isso fazemos a analogia, de que sempre devemos investir em nosso terreno, apesar de pagarmos um aluguel para uma casa na qual moramos. Isso porque não sabemos se amanha o senhorio irá pedir a casa, e a partir daí, onde iremos morar? Toda aquela chateação de procurar um novo local, pesquisas, tempo perdido e muito stress envolvendo essa situação. Ainda mais nos dias atuais, na qual nos acostumamos a ficar atarefados até o nosso limite.

Isso não só pode acontecer com as mídias sociais como já é um fato. O fim do Google+ pode não afetá-lo como deveria, talvez por esta rede social nunca ter conseguido cair no gosto dos usuários. Mas recentemente o facebook deixou muitas empresas de cabelos em pé restringindo o alcance de conteúdos para seus seguidores, fazendo com que as empresas investissem cada vem mais em face ads.

Invista em sua plataforma, crie um blog

Previna-se disso tudo que dissemos acima. Crie seu próprio blog, alimente-o com conteúdo relevante para o seu público alvo. Trabalhe em todas as frentes com a mesma força, o engajamento das pessoas fará seu blog crescer e ser mais uma ferramenta que trará resultados satisfatórios.

Assim, alem de fortalecer sua marca, seus ideais, sua empresa estará preparada para esse “dinamismo indesejado” das mídias sociais. Se tiverem dificuldades, procure-nos.

Vamos encontrar uma boa solução para que todo esse cenário, como o fim do Google+, não atrapalhe o andamento do relacionamento da sua empresa com seus clientes.