Que a internet mudou o rumo dos negócios, das pessoas, da sociedade de maneira geral, todos nós sabemos. A distância física entre as empresas e seus clientes, que antes limitava o diálogo, agora pode ser medida por likes, seguidores, comentários e reações nas mídias sociais.

O engajamento do público determina em pouquíssimo tempo se a sua estratégia deu certo, e, se as ações foram tomadas de forma correta. Por vezes elas podem ser insignificantes e não gerar resultado algum. Em outras, podem gerar o boom que a sua empresa precisa para subir ao ponto que você almeja.

MUDANÇA DE PARADIGMAS: SAEM OS CAROS E FAMOSOS, ENTRAM AS EXPERIÊNCIAS

Aquela velha tática de publicidade, quando se gastava muito dinheiro contratando artistas, pessoas influentes no seu segmento ainda existe, mas está ficando cada vez mais para trás. Estamos vivendo um momento único, o momento dos “influenciadores digitais”.

Aí você pode se perguntar: como uma pessoa famosa, com lastro em sua carreira, que endossa o seu produto, pode ter praticamente a mesma relevância de uma pessoa “normal”, como a gente? Youtubers, intagramers, blogueiros e toda essa nova tendência do marketing digital atual valem o mesmo peso de um “Ronaldo, uma Gisele Bundchen” em uma campanha?

Aqui não entramos no mérito dessa discussão. Mas atualmente esses influenciadores digitais podem ditar o rumo de muitas empresas com suas opiniões e experiências de vida.

A internet aproximou as pessoas de tal forma, que, o depoimento de uma pessoa com essa relevância nos faz sentir como elas. Exemplificamos com o ramo de hotelaria. Quando pesquisamos um hotel na internet, procuramos reviews de pessoas como nós, com a mesma realidade de vida, com os mesmos anseios. As avaliações passam por um julgamento imparcial, sobre a qualidade das acomodações, dos serviços prestados, localização e até mesmo os valores a serem pagos nas diárias. Tudo de forma natural, sem forçar a barra.

Ter a opinião de um “influenciador digital” é como ter uma legião de pessoas que os seguem por saberem se sua isonomia nos assuntos tratados, de saber que escolher essa pousada ou hotel pode ser uma boa, senão a melhor alternativa.

A TÁTICA DE UTILIZAR INFLUENCIADORES DIGITAIS GERA RESULTADOS NA PRÁTICA?

Podemos afirmar que sim. Mas é claro, aqui estamos citando de forma genérica os benefícios de manter contato com essas pessoas. Para se obter sucesso em ações com influenciadores digitais, o hotel em questão deve descobrir qual o público que ele quer atingir e encontrar um influenciador que melhor converse com seu prospect. Tudo deve estar alinhado.

Por exemplo, se esse hotel é de um nível 5 estrelas, com toda certeza seria um tiro no escuro trabalhar com um influenciador digital que possui um perfil mochileiro, que procura locais mais econômicos.

Muitas das estratégias de marketing da “velha guarda” ainda são indispensáveis, como uma pesquisa minuciosa do seu público, descobrir em que canais de mídia eles estão, qual a linguagem utilizar e qual seriam as alternativas de destino que eles escolhem quando decidem pegar a estrada.

A partir daí você parte para a pesquisa do influenciador digital perfeito. O modelo de negociação com os influenciadores é particular, cada um tem uma maneira de tratar sobre como prosseguir com cada ação. Mas o mais correto é, descobrir qual o nível de influência dessa pessoa, se os seus textos – vídeos – fotos – posts são originais, e se há engajamento com os seus fãs seguidores, que devem ser sua base de clientes em potencial.

OFEREÇA EXPERIÊNCIAS AOS INFLUENCIADORES DIGITAIS

Traga-o para o seu hotel para ele vivenciar as experiências que ele irá relatar em suas mídias. Hoje as pessoas buscam realmente as experiências, não errar se baseando na vivência desses influenciadores. Seria o máximo ter o Neymar falando bem do seu hotel, não é mesmo? Mas ter uma pessoa da mesma realidade que seus clientes postando uma opinião genuína sobre o que seu hotel oferece pode ser extremamente vantajoso e mais rentável do ponto de vista de investimento e custo/benefício.

Esses são apenas alguns aspectos sobre os influenciadores digitais. Se você gostou desse post e deseja saber mais sobre esse assunto, entre em contato conosco.

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