Não é nenhuma novidade que a Internet revolucionou a vida das pessoas. Mudaram-se hábitos, criaram-se novas maneiras de encarar diversas situações e trouxe, sem sombra de dúvidas, novas oportunidades.

Você já parou para pensar o quanto a Internet influencia nas escolhas de uma pessoa? Se não, comece a olhar ao seu redor e perceba a mudança de hábitos, principalmente do seu mercado de atuação. Aqui vamos falar sobre marketing para hotéis e sua suma importância.

Um website é essencial para se ter um canal de comunicação direto entre seu hotel e seu potencial cliente, e esse é apenas o primeiro ponto. Sua empresa necessita de presença forte nas mídias sociais, mas não apenas em uma. Em duas, três ou mais, mas sempre com informações e dicas atualizadas. Após isso, seu potencial público deve encontrá-lo. Mas como?

SEO em Marketing para Hotéis

Marketing para Hotéis
Guarde essa palavra “SEO” (Otimização para Mecanismos de Busca), ela fará muita diferença nos resultados desse montante de ações indispensáveis para seu site ser encontrado na web.
Não iremos aprofundar aqui sobre táticas e elementos, mas basicamente falando, é uma estratégia que se feita com base em estudos do seu público alvo, pode trazer grandes resultados.

O papel do SEO é tornar seu site relevante a ponto dos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo) o classificar nas primeiras posições de sugestões em palavras-chave atreladas ao seu hotel e que são pesquisadas pelo seu público. Um exemplo, quando uma pessoa pesquisa por “hotel em SP”, esses mecanismos de busca oferecem a ela as melhores alternativas para essa determinada palavra chave.

Isso quer dizer que, se o seu hotel estiver em SP, devemos otimizar páginas do seu site para essa palavra. Um site pode ser otimizado para inúmeras palavras.

 

Prenda seu cliente até ele atingir a missão crítica

Marketing para Hotéis

Supondo que o seu potencial cliente encontrou seu site, vamos ao próximo “passo”. Costumamos dividir em passos as ações tomadas pelo seu público desde a pesquisa até a missão crítica, que no caso dos hotéis, é a reserva de um quarto.

Você deve usar de táticas que os prendam no seu site, eliminando a taxa de rejeição (taxa de rejeição significa que seu cliente encontrou seu site, não se interessou e acabou saindo dele sem ao menos navegar em apenas uma página que não seja a de entrada). Além de oferecer todo o tipo de informação pertinente a ele, e táticas que prendam sua atenção e demonstrem a realidade que ele irá encontrar em seu hotel.

Belas e grandes imagens logo na homepage, uma página detalhada sobre as acomodações com informações, fotos em alta resolução e, se possível, vídeos. Outra página que deve se dar um destaque é a de localização. Seu cliente em potencial quer saber onde você está localizado, se está próximo a pontos turísticos, restaurantes, agências bancárias e etc.

Por fim um motor de reservas que ofereça facilidade no comparativo de quartos, períodos de reserva, opções de pagamento, condições para crianças entre outros detalhes.

Sendo assim, elimina-se intermediários e facilita a decisão de quem está interessado em efetuar essa reserva.

 

Relacionamento com seu público

Marketing para Hotéis Redes Sociais

Criar relacionamento com o seu cliente e sua lista de contato é indispensável.  Vemos nas redes sociais que um público alvo engajado é a chave para o sucesso de campanhas e pode alavancar sua empresa de maneira que você não poderia imaginar.

No Facebook podemos focalizar ações voltadas às pessoas que estão realmente interessadas no serviço que você, no caso um hotel, oferece. Fale diretamente com elas e dê dicas, fomente ações e traga-o para sua realidade.

Uma das ferramentas que pode ser utilizada é o Facebook Ads, que são anúncios pagos dentro da plataforma com texto e imagens sobre seu hotel/cidade em que ele se encontra. Isso trará novas curtidas para sua fanpage, e esses novos “likes” são de um público que está realmente interessado em seus serviços.

O e-mail marketing também é uma das melhores opções. O envio de campanhas para divulgação de pacotes promocionais ou de feriados, geralmente funciona muito bem. Essa ação é imprescindível. Saiba que pessoas que recebem uma newsletter por e-mail gastam 83% mais do que pessoas que não são cadastrados.

 

Marketing para Hotéis E-mail

Você não quer e não pode perder essa incrível oportunidade. Há diversas maneiras de conseguir novos e-mails de contato. Oferecer conteúdo de interesse de seu público, como por exemplo um “Guia do Destino” em troca do e-mail é uma ótima estratégia. O hotel pode disponibilizar também Vídeos e Infográficos dos mais variados assuntos. Um exemplo, Infográfico dos Esportes de Aventura ou de Cachoeiras de uma determinada região.

Esse é apenas o começo de um projeto que deve ser implementado com base em estudos do seu público alvo, para fomentar novas oportunidades e solidificar o nome de sua empresa no mercado. Não fique para trás, comece agora mesmo a agir para alavancar seus negócios.