A cada dia mais empresas buscam entender os sistemas de e-commerce e marketing digital sonhando com um novo campo de vendas, onde clientes antenados aos novos moldes de consumo online estão prontos para gastar seu dinheiro na internet. Empresários já notaram a necessidade de tirar das mãos de seus “sobrinhos e amigos” sua identidade virtual.

É notório o crescimento das mídias digitais no mercado atual. São diversas as redes de comunicação e plataformas de apresentação onde navegamos em busca de informação, entretenimento e diversão. Atualmente boa parte do nosso dia é pautado basicamente a partir delas, já que ficamos online em quase todos os momentos em busca de novidades e oportunidades. Graças a essa facilidade surgem compromissos e a possibilidade do consumo de bens e serviços. A partir daí abre-se oportunidade das empresas de explorarem suas marcas de uma forma direcionada, aos consumidores em potencial que terão acesso a esta marca em “full time” a apenas um clique. Mas claro, desde que tenha conteúdo adequado e sob medida.

As mídias sociais e as mudanças na maneira de se fazer marketing

as-midias-sociais-agencia-bwmAntes, as empresas apenas se preocupavam em divulgar seus produtos e serviços em espaços físicos como jornais, revistas e panfletos ou audiovisuais como rádio e TV. Disputavam espaços nobres em formatos estáticos com baixa interatividade e com data marcada para aquele investimento acabar e, nem sempre tendo a certeza de que o seu público alvo seria atingido. Estas mesmas empresas começam a enxergar uma nova tendência de mídia a partir das redes sociais.

Sites como Facebook e Twitter se tornaram ferramentas importantes para alavancar vendas e buscar clientes pontuais. Mas esse novo caminho tem de ser planejado, tem de ter conteúdo profissional de qualidade, para que a “propaganda” não se torne um inconveniente “spam” e acabe afastando um provável cliente em potencial.

Com a facilidade de acesso às ferramentas que a internet proporciona, principalmente o Facebook – de maior apelo no Brasil – os usuários acabam na maioria das vezes partindo para um negócio caseiro, onde corriqueiramente encontramos a figura do “sobrinho”, ou daquele “amigo” que sabe mexer com computador e se aventura a “desenvolver” propagandas para redes sociais e internet. A empresa que parte para essa saída à princípio cômoda e de custos mínimos tem de tomar muito cuidado, pois geralmente a boa vontade do “sobrinho” (vamos chamar assim a pessoa que vai cuidar de sua mídia digital em casa), pode acabar derrubando a credibilidade da sua marca e consequentemente tornar cada vem mais complicadas as futuras campanhas de vendas da empresa. Sem você perceber, estará jogando fora uma rica oportunidade de vendas, justamente por falta de um conteúdo agressivo e planejado.

Agência BWM – otimizamos sua presença online

comercio-virtualPara se ter um projeto de mídia digital, ou até mesmo um site com e-commerce (seu comercio online – seus produtos na prateleira de um site vendedor), é necessário um trabalho sério, realizado por pessoas preparadas, providas de conhecimento e estudo para lidar com esse assunto. Hoje empresas gabaritadas, como a Agência BWM da cidade de Brotas, são especializadas em Marketing Digital e oferecem serviços completos para empresas que buscam explorar os horizontes das vendas online. Desde a criação de sites nos melhores padrões e formatos até o desenvolvimento de um projeto de marketing digital completo, envolvendo mídias digitais, criação e elaboração de conteúdo, manutenção de redes sociais e ranqueamento no google utilizando os serviços do AdWords e links patrocinados e técnicas de SEO. Uma empresa como a BWM pode cuidar da estratégia de marketing de sua empresa, seja ela de porte pequeno, médio ou grande.

Para o empresário que visa ter sucesso em campanhas de marketing digital nas redes sociais é importante que a abordagem ao seu consumidor seja correta. Uma campanha promovida sem estratégia pode simplesmente passar despercebida ou não atingir a relevância que você pretende, assim como, se feita a esmo pode “queimar” a sua marca tornando-a um “spam”. Para sua abordagem ter sucesso é de fundamental importância a criação e planejamento de um bom conteúdo a ser utilizado na campanha. Hoje, conteúdos para mídias digitais são “a peça chave” para o retorno ser satisfatório para ambas as partes, e o cliente acaba fidelizado por uma empresa a partir de uma estratégia.

Alinhando as campanhas para melhores resultados

Mobile-atraindo-publicidadeQuando falamos em campanhas de marketing digital, o conteúdo a ser nela explorado chega a ser mais importante que uma “promoção” em si. O fortalecimento de sua marca com textos diretos e objetivos paralelos à imagens claras em campanhas bem programadas, podem elevar o fator institucional de sua empresa, oferecendo uma resposta de conversão muito maior. Esta conversão pode não acontecer de imediato como em propagandas de veículos físicos, mas a campanha pode amadurecer um vínculo da empresa com o cliente ou vice-versa, de forma a fidelizar o mesmo criando um comprometimento com a marca, e a médio/longo prazo este cliente passará a ser um propagador automático de suas preferências, e sua empresa pode ganhar com isso.

Àquelas empresas que estão acostumadas e engajadas em modelos de campanhas tradicionais não se recomenda abolir totalmente as propagandas usuais, elas apenas precisam estar bem alinhadas aos novos moldes digitais e podem andar juntas fortalecendo aquele produto ou serviço em questão.

As campanhas para empresas tradicionais têm de ter intuito institucional e também direto. É interessante criar uma proposta onde o consumidor, após ter acesso a mídia online, busque seu portfólio físico, sua loja para comprar o seu produto, caso empresa ainda não conte com uma ferramenta de e-commerce em seu site. Para as empresas que exclusivamente atendem com portfólio visual, a campanha tem de passar a maior segurança possível e o feedback de conversão também, assim se cria o vínculo. Lojas virtuais hoje já abocanham uma fatia considerável do comercio e a tendência é crescer a passos largos, desde que aja uma estratégia de marketing digital completa, realizada por empresas especializadas como a Agência BWM e não por aquele “sobrinho e amigo” que sabem fazer de tudo na internet.