O quê sua empresa precisa fazer para se integrar aos novos rumos que as vendas e agências virtuais estão causando no mundo da hotelaria?
O mercado hoteleiro está pegando fogo e várias ferramentas se apresentam como suporte utilizadas diretamente pelas empresas do ramo ou até mesmo pelas OTAs (Agências Virtuais / Agências Online) que a cada dia ganham mais força no mercado em vendas diretas ou intermediárias. As OTAs, também monetizam com diferentes formas de comissão de produtos referente aos pacotes e propagandas.
A importância das agências e vendas virtuais para hotéis.
É importante observar que com o crescimento das OTAs, as mais afetadas são as agências de vendas off-line, já que a consolidação das OTAs no mercado gera parcerias e junção de várias empresas e parcelas minoritárias de outras nas mesmas participações. Para tanto, a cada dia os hotéis investem mais em e-commerce e reservas diretas para evitar justamente a divisão de comissionamento, mas isso não demonstra que haverá queda no crescimento das OTAs, que definitivamente estarão em franca ascensão no próximo ano. Vale então para o hotel, avaliar e estudar as melhores formas de parcerias com esses intermediários.
Um dos fatores importantes para o crescimento desse nicho de mercado que adentrou na hotelaria, é a quantidade de ferramentas que as agências on-line dominam, enfraquecendo os trabalhos dos velhos consultores que faziam o tradicional PAP (Porta A Porta) para apresentar seu hotel e finalizar suas vendas, principalmente no mundo corporativo. As OTAs estão cada vez mais dominantes nas áreas de Marketing Digital, que envolvem serviços de E-mail Marketing, E-commerce, Redes Sociais, SEO, além dos trabalhos direcionados dentro do Google como o Adwords e Remarketing. Os hotéis com mais visão virtual de mercado, acabam buscando parcerias para desenvolver trabalhos em conjunto com Agências virtuais para planejar seu Marketing Digital, produzir seus conteúdos e alavancar seus negócios.
Seu hotel precisa ser criativo e conhecer novas tendências.
Essa mudança na cultura da venda de hotelaria, traz consigo um novo estilo de consumidor, que aos poucos vai crescendo no mercado das hospedagens alternativas, como casas de veraneio temporárias ou cômodos preparados para isso. A oferta do compartilhamento já é uma ameaça para a hotelaria, que por seu lado pode se planejar para abraçar esse novo público e diminuir o risco de perder parte de sua clientela. Os hotéis devem acompanhar a nova cultura de compartilhamento e ofertas caseiras e se adaptar às necessidades em busca desses novos clientes, que estão diretamente ligados aos players que oferecem facilidade e preço.
A criatividade dos hotéis precisará estar cada vez mais em alta. Existe a necessidade de encontrar a fórmula mágica para trazer novos clientes com um custo de marketing mais baixo àqueles que já estiveram no hotel e podem voltar se houver satisfação plena. As campanhas de marketing digital nesse sentido precisam utilizar as melhores e novas ferramentas que as OTAs tem colocado no mercado antes mesmo dos hotéis tomarem conhecimentos. Mais um motivo para os hotéis se preocuparem em ter uma boa agência de Marketing digital por traz de seu planejamento.
Seu hotel precisa de ferramentas para vender online.
Um trabalho de marketing digital bem direcionado terá mais condições de colocar o seu hotel no caminho certo da nova onda de informações que chegam por todas as redes em forma de metralhadora virtual. São tantas novas opções de mercado que a antena deve estar ligada e sempre atualizada. Diversas redes sociais se comunicam em tempo real com prováveis clientes e os hotéis que tiverem o melhor conteúdo como fotos bem produzidas, sites programados para gerar interesse, bom trato com suas redes sociais, estarão sempre um passo à frente.
Aqui vão algumas das redes, ferramentas e canais que servem de exemplo para hotéis conquistarem novos adeptos e marcar seu nome no mercado atingindo públicos variados: WhatsApp, Facebook, Instagram, Pinterest, E-mail Marketing, Vídeos 360 em sites ou no Streetview, Infográficos, além de diversos outros produtos.
O hotel que avalia seus investimentos e os direciona para páginas parceiras e sites de venda de terceiros e principalmente para campanhas de marketing digital, já começa a perceber um resultado mais expressivo que os das mídias tradicionais, justamente pela rapidez que ocorre devido aos compartilhamentos e estratégias realizadas pelas OTAs, principalmente. Outro fator importante nesse sentido, é a melhora do conteúdo de seu próprio site, que está linkado a esses parceiros, criando-se assim a forma mais barata e eficiente de se divulgar mundo a fora.