Cada vez mais o ramo de hotelaria se transforma. São novidades atrás de novidades que chegam sempre para, além de dar lucros às empresas, facilitar a vida dos viajantes. E entender essas mudanças é fundamental para estar alinhado às principais novidades do mercado, para assim fazer valer seus serviços aos clientes. Podemos dizer que, hoje o público que compra seus pacotes de viagem pela internet valorizam cada vez mais suas experiências. Essa nova geração de hóspedes dá preferência a hotéis que os ajudem a vivenciar o destino como um verdadeiro local. Assim fica cada vez mais claro que a boa hotelaria acontece quando você conhece as expectativas dos seus hóspedes e encontra maneiras de atendê-las. Se for possível, superá-las. Por isso, é de suma imponência estar a par de todas a movimentações, novidades e insights que surgem pela internet e que podem fazer com que esses hóspedes escolham sua empresa em detrimento à concorrência.

As OTAs chegaram para ficar

Um guia virtual que oferece os roteiros prontos para você, ou melhor, que você possa configurar da forma que achar necessário. Sempre com indicações e opiniões genuínas de pessoas iguais a você, e que possuem as mesmas vontades. Tudo em uma mesma plataforma, que facilita demais no planejamento e também pagamento. Isso vai muito além de passagens aéreas e hospedagens, nesse cenário você pode agregar ao pacote restaurantes, vouchers de passeios, shows, espetáculos e muito mais. Essa é uma proposta que as OTAs (Online Travel Agencies) apostam, até porque cada dia mais o público que compra online deseja viajar com todo o roteiro pronto.

Relação com o público alvo

Empresas de vários segmentos demonstram a cada dia que manter uma relação próxima com o seu público pode ser uma peça chave para oferecer a ele a melhor experiência possível. Para isso dados serão muito importantes, como o engajamento desses clientes em suas páginas nas mídias sociais. Dessa forma, traçando o seu perfil, será possível oferecer um atendimento ainda mais personalizado, fidelizando esse cliente.

Mas vale ressaltar que, ficará cada vez mais caro fidelizar esses clientes e disputar espaços na mídia com outros segmentos de hotelaria, como casas ao estilo Air BNB. Nesse momento as leis de oferta e procura devem fazer valer no mercado, e é preciso estar atento para não ficar à margem em relação a esse tipo de concorrência. Sabemos que há público para todos, há pessoas que desejam baratear os custos e há quem prefira a comodidade de um hotel que preencha todas as necessidades. Portanto, quanto a isso não há o que se preocupar, basta trabalhar corretamente suas estratégias.

Reservas mobile

As reservas mobile já deixaram há um bom tempo de ser uma tendência. Elas já são realidades. Pelo menos 30% dos acessos da maioria dos sites já vem de dispositivos móveis. Se você não tem um e-commerce preparado para dispositivos móveis, você está devolvendo automaticamente essa audiência de volta para as OTAs. E o pior, todo aquele valioso orçamento de marketing também está indo pelo ralo na mesma proporção. A chave do negócio é facilitar o quanto puder a vida dos hóspedes. Aplicativos, um sistema intuitivo de reservas online, um atendimento feito por bots com qualidade podem ser a diferença entre ganhar um cliente e perdê-lo por um bom tempo.

As compras de pacotes de viagens não se dão da mesma forma como há tempos atrás. O comportamento das pessoas e o modo como elas compram online está cada vez mais ágil e rápido. Mas a forma como se vende também mudou e muito. Estar atento a esses detalhes dirá o quanto a sua empresa, hotel ou agência irá enfrentar o mercado.