Atualmente vivemos em um mundo que muda muito rápido. Há anos atrás, poucas empresas tinham sites como seu cartão de visita. Apenas algumas dependiam da tecnologia para chegar até seus clientes. Porém, hoje vivemos o extremo oposto dessa realidade ultrapassada. Empresas que não possuem sites, canais de venda digitais e mídias sociais, na maioria das vezes, sequer serão encontradas. Muito menos lembradas.
As estratégias de conteúdo estão mudando constantemente
Atentos também às novas gerações, os adultos e jovens de hoje, e que constituem uma importante parcela que move nossa economia, precisamos sempre estudar. Revisar e refazer as nossas estratégias de marketing de conteúdo, que é o que chega para essas pessoas. Isso é, também, o que contribui para elas decidirem se vão comprar ou não os nossos serviços.
Vejamos um acontecimento recente. O Facebook, ferramenta fundamental para as empresas compartilharem seus valores, ideias, etc., cortou o alcance orgânico das postagens. Entretanto, pesquisas indicam que os vídeos continuam dando resultados e atingindo as pessoas com grande sucesso.
Os Millennials e a Geração Z
Para entendermos esse acontecimento, é necessário compreender a geração em que nosso público está inserido: os Millennials e a Geração Z.
Quem são os Millennials? Pessoas da Geração Y, nascidas entre 1980 até 1995, considerada a geração jovem mais influente que já existiu. Estão sempre em busca de novidades e dificilmente se acomodam. Eles preferem adquirir experiências ao invés de coisas materiais. São exigentes. E, além de comprar o produto em si, eles querem que este mesmo produto ou serviço venha agregado com valores. Isso é o mais importante para eles. São pessoas que possuem acesso a informações e por isso tendem a serem fiéis a uma marca se esta for compatível com seus valores. Bem como, tendem a ir contra aquelas marcas que não refletem seus anseios.
Quem é da Geração Z? Totalmente ligados à tecnologia. Nem imaginam como é viver sem internet, celular, games e outros. São os chamados: “nativos digitais”. Para eles o serviço que será comprado deverá ser diferenciado. Único. Por esse motivo o termo “autêntico” é extremamente importante para eles.
Essas gerações apreciam a rapidez e fazem muitas coisas ao mesmo tempo. Esse é um indicador da viralização dos vídeos nas redes sociais.
Qual a importância dos vídeos nas redes sociais?
Vamos começar pensando que quanto mais interação houver entre cliente/empresa, mais querido ele vai se sentir pela mesma. E como podemos conquistar essa pessoalidade com os nossos clientes? Mais do que nunca com os vídeos, pois será a forma mais próxima a qual conseguirão chegar perto dos serviços que as empresas oferecem a eles.
Os vídeos também possuem uma diversidade de conteúdo muito grande. Podem ser vídeos curtos, longos, didáticos. Podem trazer autoridade para a sua marca e melhoram os índices de SEO da sua empresa.
Como assim? Quando sua empresa está empenhada em conteúdo, especialmente por meio de vídeos, (levando em conta que cerca de 91% dos internautas do país assistem, interagem e compartilham vídeos) você melhora consideravelmente o seu posicionamento nos mecanismos de busca como o Google, por exemplo.
Conciliando esse engajamento da empresa através dos vídeos e a utilização certeira das técnicas de SEO, sua empresa certamente alcançará muito mais pessoas interessadas no seu serviço ou produto.
Se você acha que os vídeos são a estratégia de marketing do futuro, corra, pois eles são a estratégia, mais que nunca, do presente.
Compreender as novas gerações, nos dá respaldo para traçarmos métodos certeiros de chegar a essas pessoas. Com qualidade e confiança, solidificando nossa marca/serviço no mercado. Estar atento às mudanças é fundamental, já que vivemos em um mundo que as coisas evoluem com uma rapidez incalculável.
Conheça agora algumas estratégias de vídeos para hotéis e pousadas.
Você sabia que um hóspede está 67% mais disposto a fazer uma reserva se ele tem acesso a um vídeo do hotel? E que a cada ano as visualizações de vídeos relacionados a viagens crescem 118%? Esses são dados mais que importantes no sentido de se tomar a decisão de começar a investir em vídeos para a divulgação do seu hotel. Há ainda um número ainda mais contundente, que aponta o Youtube como sendo a segunda maior ferramenta de pesquisa do mundo. Portanto, o hotel/pousada que investir em vídeos em seu site e mídias sociais estará dando um passo à frente dos seus concorrentes.
Há inúmeras estratégias que podem ser tomadas, a fim de se chegar ao melhor resultado. E, alimentar seus canais de relacionamento com clientes, e também os potenciais, é imprescindível. Todavia, é necessário que essas ações não fiquem restritas a apenas uma plataforma. Seja multicanal, utilize tudo que for possível. Facebook, Instagram, Snapchat, Youtube, Flickr, E-mail marketing e também em seu site. Como dissemos acima, o vídeo é a sensação mais próxima de uma visita que você pode passar ao seu prospect. E nesses vídeos, você poderá utilizar de meios persuasivos para cativar e encantar seu alvo:
- Mostre seu hotel fazendo um tour em um vídeo;
- Conte histórias referentes ao hotel, como quando ele foi construído, curiosidades, pontos fortes da hospedagem;
- Escolha um funcionário alegre, despojado, comunicativo para fazer breves vídeos falando sobre o ambiente do hotel;
- Peça para hóspedes contarem histórias, essas fazem com que novos clientes se sintam em seus lugares, fomenta o desejo de conhecer o local.
Como produzir os vídeos? A quem recorrer?
Esses itens citados acima são básicos. Óbvio que ali estamos falando de conteúdos curtos, afim de movimentar canais como facebook, instagram entre outros. Todavia, para alimentar o site e o canal do Youtube, plataformas com um ar mais “formal”, recomendamos que se façam vídeos institucionais. Todo esse conteúdo deve ser pensado e executado por profissionais da área, caso da Agência BWM. Para que você possa extrair o máximo do seu hotel e ofereça uma imagem bacana aos potenciais clientes. Nesse prisma, podemos elaborar uma estratégia de vídeos para engajar esse público ainda indeciso sobre sua hospedagem.
E falando sobre indecisos, muitas pessoas ao pesquisar pelo destino acabam escolhendo a hospedagem quando ela está atrelada ao conteúdo. Isso significa que, é de grande valia, elaborar conteúdos falando sobre a cidade na qual o hotel está. A chance desse hóspede escolher seu hotel é bem grande. Fale das alternativas de turismo como passeios, fale sobre a gastronomia local, sobre curiosidades da cidade. Entretanto, é sempre importante fazer um link do conteúdo com o seu hotel, enfatizando o por que de escolher como hospedagem para a viagem em questão.
Faça parcerias
É imprescindível ter bons parceiros para alavancar ainda mais o seu negócio. Em matéria de hotéis, ter pessoas influentes fazendo recomendações é melhor ainda. Há uma série de blogs de viagens, youtubers e personalidades influentes que fecham modelos de negócios rentáveis para ambas as partes. Um vídeo em um canal de youtube de alguém, uma matéria em um blog ou site especializado, citando as experiências vividas no seu hotel é uma excelente alternativa. Até mesmo parcerias com empresas envolvidas com o turismo de sua cidade, que também gera conteúdo e fomenta novas visitas.
Podemos ajudar com outras dicas, em uma outra oportunidade. Assim, além de trabalhar o marketing do seu negócio em outras frentes, preparar mais um canal de relacionamento irá potencializar seu hotel ou pousada.