Se a internet revolucionou a forma como vivemos o nosso dia a dia, com as pesquisas no google, apps de mensagem de texto, redes sociais para relacionamentos, daqui por diante facilitará ainda mais a vida dos internautas. Aprendemos todos os dias que não há limites para o aperfeiçoamento no ambiente online e o Visual Search é mais uma novidade que chega para agilizar o processo seja de compras ou até mesmo para uma breve pesquisa.

E pelo que circula nas redes, essa nova tendência está sendo muito bem recebida por internautas, principalmente pessoas entre 18 e 34 anos, conhecidas como “Millennials”.  E segundo uma pesquisa veiculada nos Estados Unidos e Reino Unido, a pesquisa visual é aprovada por 62% desse público específico, sempre que perguntados sobre quais tecnologias poderiam melhorar sua experiência de compra online.

Como funciona o Visual Search

Como dissemos acima, no Visual search, ao invés de escrever ou falar uma palavra chave relacionada ao produto que deseja pesquisar, o usuário pode fazer uma foto e receber informações e recomendação sobre o tema diretamente na tela do smartphone. E já podemos ter um “insight” de como as pesquisas por imagem são com o Google Lens. Ele é um serviço do Google que já permite usar a câmera do celular para buscar informações sobre objetos físicos pela web. Ao apontar o aparelho para o ambiente, o recurso analisa o cenário e mostra os resultados usando realidade aumentada e inteligência artificial. Essa incrível ferramenta permite pesquisar textos, produtos, livros e mídia, além de códigos de barras.

A Amazon, por exemplo, já possui uma espécie de parceria com o Snapchat, na qual o usuário aponta a câmera para um produto desejado e ele é rapidamente redirecionado para um produto similar no e-commerce da empresa. Isso significa uma uma revolução no modo como os usuários fazem suas compras. Um estudo da Accenture apontou que 69% dos jovens da Geração Z demonstram interesse em fazer suas compras através de redes sociais baseadas exclusivamente em buscas visuais. Os dados da pesquisa também apontam que entre os produtos favoritos para comprar são roupas, cosméticos e utensílios domésticos.

Tendência do Visual Search é agitar o mercado da web

Não seria nenhuma surpresa se em breve descobríssemos marcas de moda, decoração ou beleza anunciando novas maneiras de encontrar os produtos que desejamos em seus sites ou em seus aplicativos. Assim como a Amazon que já se alinhou ao snapchat, fatalmente teremos muito em breve alguma novidade acerca dessa nova maneira de pesquisar pela internet.

As lojas online já podem começar a pensar em uma nova abordagem e estratégias de marketing para tirar proveito dessa tendência que logo se tornará uma realidade comum.