Imagine que você está em busca de um produto ou serviço, e para facilitar a sua pesquisa, um dispositivo faz todo o serviço ao ouvir seu pedido com base nas palavras chaves que você disse. Isso te lembra alguma coisa? Essa é a nossa realidade hoje, não é mesmo? E há alguns anos atrás não podíamos imaginar que esse seria o cenário atual. A maneira como as pessoas pesquisam informações online está mudando. Cada vez mais a pesquisa por voz em smartphones, tablets ou assistentes de voz está aumentando.
Fato é que nos próximos anos, até 2021, as empresas que redesenharem seus sites para suportar pesquisas visuais e de voz aumentarão a receita de comércio digital em 30%. E a sua empresa não pode ficar fora disso.
Imagine você, proprietário de um hotel ou pousada, vender diárias para seus clientes que os encontraram na internet por uma pesquisa de voz e efetuaram essa reserva sem digitar uma só palavra? Se o seu site estiver adaptado a essa nova realidade, isso irá facilitar a vida de todos os envolvidos, otimizando custos e satisfazendo seu público com toda essa facilidade.
A indústria da tecnologia dita as regras de mercado há anos, e num futuro bem próximo, falaremos cada vez mais com dispositivos, voicebots e “robôs” que representam e representarão as grandes empresas (saiba que já há empresas que implementaram sistema de voicebot ainda em 2017).
Siri, Alexa, Google Assistent – Cada vez mais conversamos com assistentes de voz
Estamos mudando nossa maneira de pesquisar e comprar pela internet. Sabe o que isso quer dizer? Que, empresas que não se atentarem a esta nova realidade, podem deixar de crescer e dar espaço a concorrentes que investem e adaptam site pra pesquisas visuais e de voz.
Isso vai muito além da Siri da Apple, o Google Assitent, a Cortana da Microsoft. Podemos citar ainda a Alexa, da Amazon. Ela é um voicebot muito interessante que interagem de forma sensacional com os seus usuários. Ela oferece mais de 15.000 habilidades que podem variar de funções básicas para experiências mais complexas. Por exemplo, se você fizer a pergunta “quais são as novidades? ”, em inglês “What’s my flash briefing? ”, ela te dá uma compilação das notícias em alta do dia, acontecimentos pelo mundo, esportes, entretenimento e etc.
A Alexa já possui interação com algumas marcas, como a Buzzfeed, Hellmans, Johny Walker entre outras. Fato é que, os dispositivos de voz são a tecnologia mais popular hoje.
É a Inteligência artificial transformando a forma de trabalho das empresas melhorando a experiência do usuário. As grandes empresas e marcas precisam pensar ir além de uma voz robótica para interagir aos consumidores. Eles precisam pensar em um envolvimento que traga uma interação mais contínua, criando um vínculo para atrair cada vez mais a atenção dos consumidores.
Facilitar a vida dos usuários e entregar melhores resultados
É sempre bom lembrar que o objetivo dessas novas tecnologias é que o dispositivo ofereça os melhores resultados. Para fazer isso, os dispositivos fazem um “mapeamento de informações” buscando encontrar peças chaves de conteúdo que sejam facilmente identificáveis, curtas e relevantes para servir ao pesquisador. Essa é uma missão difícil, mas que pode ser feita com muita qualidade. Mas antes de partir para uma produção do conteúdo voltada a essa nova realidade, deve se seguir à risca todas as etapas de pesquisa e planejamento, para que nada possa escapar do controle.
Você deve estar perguntando “como se adaptar minha empresa a essa nova realidade? ”. Bom primeiramente devemos alertar que o mundo digital é dinâmico, e que, nada é absoluto. Mas o primeiro passo para adentrar a essa nova tendência, é pensar em uma maneira de ter bots e automatizar ações dos usuários. Outra boa solução de entrada, é automatizar o seu SAC, para eliminar o processo de contato com funcionários-atendentes, eliminando “filas” e atendendo seus clientes com mais agilidade.
Sabemos que para muitas pessoas esse é um cenário totalmente novo, principalmente pensando em seu SEO e toda sua estratégia de marketing digital! A pesquisa por voz está chegando com força e é hora de abrir os olhos e se preparar para manter-se competitivo.