Amigo hoteleiro, você está decepcionado com a conversão do site? Ele parece atrasado e não agrada aos seus visitantes?
É hora de conhecer as ferramentas que podem mudar o seu conceito em Marketing Digital para Hotéis. É hora de você esquecer aquele escorpião que está rondando seu bolso e investir para que seu site lhe dê o resultado que você tanto espera.
São 10 passos que separamos para você, 10 passos que podem tornar sua hospedagem mais atrativa na internet e principalmente trazer tráfego para gerar resultado de vendas.
SEO
SEO é uma sigla que para leigos soa difícil: “Search Engine Optimization”, traduzindo: “Otimização para motores de busca” porém, é muito importante para a vida do seu site, já que é a responsável por sua relevância nos meios de buscas da internet como: Google e Yahoo. Se o SEO do seu site for atualizado constantemente com as técnicas corretas, a chance dele aparecer e se manter em destaque durante as buscas é bem maior.
Tenha um Blog
Seu próprio Blog é uma forma planejada de atingir diretamente seu público alvo. Além de fortalecer o SEO do seu site, um Blog bem escrito com palavras estratégicas, as chamadas palavras chaves, pode definir a hospedagem de uma família, assim como o roteiro em sua estadia. Hoje a maior parte das viagens são programadas e efetivadas online. Então, o melhor para “fisgar” o seu cliente, não seria um bom conteúdo de texto para lhe aguçar a vontade?
Metasearches ou Metabuscadores
O Metaserachs também conhecido como Metabuscadores é uma ferramenta bastante eficaz para a visibilidade do seu site. Sabe aquele momento em que o cliente ansioso por decidir seu destino entra em sites que buscam as melhores ofertas de hospedagem? A devida configuração nestes buscadores pode lhes gerar resultados expressivos entre os hotéis que disputam o hóspede interessado na melhor oferta ou custo benefício. Esses canais de busca geram um tipo de tráfego interessante para a relevância do seu site.
Mídias Sociais: Facebook, Instagram, Linked-in
Suas Mídias Sociais estão engajadas na busca eficiente pelo hospede certo? Geralmente é a primeira ferramenta que os hotéis anunciam e buscam tráfego. Mas você precisa otimizar bem suas campanhas em redes sociais, principalmente nas mais acessadas como Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter. A consistência dos postes, dois por semana é o indicado, seguido da resposta às dúvidas e necessidades dos clientes. O tamanho de textos e imagens utilizadas nas postagens, desde que otimizados geram grande engajamento. A diversificação de suas postagens tornará seu relacionamento com o hospede mais leve e relevante.
E-mail marketing
E-mail Marketing é uma ferramenta vital para a atualização das notícias, dicas e promoções de sua hospedagem. Contudo é importante saber utilizar essas campanhas dado o “timing” ideal para não se tornar inconveniente, assim como um perfeito direcionamento para páginas bem elaboradas resultando exatamente aquilo que foi proposto na propaganda. A persistente busca por novos hóspedes, assim como a manutenção de clientes deve ser agradável “clean” atraindo a curiosidade. Lembre-se, o planejamento e a produção de uma campanha de e-mail marketing tem de agradar mais ao cliente do que a você mesmo.
Diretórios e referências na Web
Encontre os principais Diretórios e Referências na Web, pois seu site necessita angariar clientes em potencial para viagens, hospedagens ou passeios em diversas plataformas paralelas. Além de aumentar a relevância na busca pelos principais meios (como o Google por exemplo) plataformas como WordPress, Maps do Google, Bingplaces, Youtube, Wikipedia, BlogSpot, Tumblr e outras mais contribuem com a divulgação de seu site de forma para ou gratuita.
Youtube
O Youtube une imagem e áudio criando um estilo de divulgação que qualquer hotel precisa praticar. Esta plataforma é uma das mais relevantes e acessadas por pessoas das mais diversas faixas etárias, costumes e principalmente, aqueles que buscam por prazer. A mensagem que seu hotel pode transmitir através deste canal é uma das mais poderosas e persuasivas desde que bem montadas. O roteiro, escolha de imagens e vídeos, trilha sonora, tudo isso precisa estar alinhado com o que seu produto pode oferecer.
Adwords (Display / Remarketing)
Adwords e Remarketing sua hospedagem precisa estar constantemente bem posicionada no Google. Além disso, porque não aparecer para o seu público alvo toda vez que ele acessar redes sociais, plataformas e portais? Apresentamos duas ferramentas poderosas que podem fazer toda diferença em estratégia de Marketing: o Adwords que é a busca por pesquisa, onde você investe em espaços patrocinados do Google e o Remarketing, este podemos ilustrar com um exemplo que você já deve ter se deparado: Já notou que por diversas vezes você pesquisa um item num determinado site, e horas depois esse item ou similares aparecem em suas redes sociais ou portais? Isso é chamado de Remarketing, e o seu hotel também pode utilizar essa ferramenta de alto impacto aos interessados.
Booking.com
Você precisa ter o Booking.com no site de seu hotel? Sim, sem dúvidas, ele hoje é uma das ferramentas mais eficazes para um site hoteleiro. O Booking.com funciona como um canal de reservas dentro de um site que lista diversas opções de hospedagens para os mais variados destinos. Seu site pode ficar em evidência no Booking.com, desde que bem configurado para que suas promoções, assim como as imagens do hotel tenham o devido destaque.
Site Responsivo
Ter um Site Responsivo nos dias de hoje é uma questão de praticidade, interação e facilidade. Hoje, de 30 a 40% dos usuários compram pela internet utilizando dispositivos móveis, um número expressivo que tende a aumentar. Sendo assim, um hotel precisa aparecer em todos os dispositivos móveis de maneira clara e simples, para que o cliente possa navegar sem dificuldades. Um site responsivo bem planejado fará com que seu hotel seja acessado em qualquer lugar podendo converter em vendas, monetizar e aumentar sua lista de e-mails.